Na história da aviação há
sempre décadas de “ouro” com aviões lendários. Nesse post trataremos sobre os
aviões emblemáticos da aviação civil nas décadas de 40 a 70.
Preparem-se
para embarcar em uma viagem pelas décadas de 40 a 70, mostrando os aviões que marcaram
ou revolucionaram a aviação nessa época.
Consegue
identificar esse clássico das décadas de 60 a 70?
Douglas DC 3: Produzido
pela Douglas, o DC 3 foi um avião bimotor que revolucionou a aviação comercial
nas décadas de 30 e 40, sendo muito usado em viagens pelos EUA.
Sua versão militar o C 47 foi
a versão militar do DC 3, sendo usado na invasão da Normandia como transporte
de cargas e feridos, transporte para os paraquedistas e bombardeio. Permaneceu
na linha de frente por muito tempo em batalhas como a de Guadalcanal, guerra
Indo-Paquistanesa e a guerra das Coréias, tendo a vantagem de pousar em pistas
pequenas e irregulares.
Lockheed Constellation: Foi um
quadrimotor a pistão construído pela Lockheed, que operou na década de 50,
sendo muito usado em viagens transatlânticas, transportes de passageiros e
transportes militares. Este avião criou uma boa reputação, sendo o avião
presidencial de Dwight Eisenhower.
Com
capacidade máxima para 40 passageiros e alcance máximo de 5.630 Km, o
Constellation foi operado pela Trans World e Pan Am.
L 188 Electra- Fabricado pela
Lockheed, o Electra era um avião de médio porte que operava nas décadas de 50 e
60. Ele foi desenvolvido em 54, para atender uma exigência da American Airlines
de ter um avião que operasse em rotas de curta e média distância.
No
Brasil o L 188 Electra foi bastante operado pela Vasp, pela TransBrasil e
pela Varig, sendo referência na rota Rio – São Paulo.
Boeing 707: O Boeing 707 foi um dos
primeiros aviões comerciais a jato do mundo, sendo bastante utilizado pela Pan
Am, pela British Caledonian , El Al e Quantas.
Até a
década de 50 a Boeing era uma fabricante sem expressão, sendo conhecida,
apenas, pelas suas aeronaves militares.
Douglas DC 10: O DC 10 foi um novo marco na
aviação de larga escala, pois ele era um trijato, moderno e seguro; Sendo
operado pelas principais companhias aéreas do mundo como a American Airlines,
Varig, JAL e United. Essa aeronave também foi muito utilizada para transporte
de cargas, principalmente pela Fedex.
Fokker 100: É um avião bimotor comercial
fabricado pela Fokker, foi bastante utilizado em rotas regionais e domesticas
pela American Airlines, Korean air, TAM, Air Berlim e U.S Airways. Com
capacidade para 108 passageiros, possui motores da Rolls Royce que diminuem o
ruído.
747: Fabricado pela Boeing, o 747 é vendido
até hoje, sendo um dos aviões mais famosos da história da aviação. Ele é um
quadrimotor usado em rotas internacionais, foi criado na década de 60, sendo
vendido para a Pan Am, Japan Airlines, Lufthansa e muitas outras companhias
aéreas.
Atualmente o 747 é o avião presidencial dos EUA, ele já foi construído com
várias versões como o 747-200, 300, 400 e 800. A companhia aérea que mais
utiliza o 747 é a British Airways, seguida pela Korean Airways e China
Airlines.
Por fim, esses aviões
marcaram as décadas de 40 a 70. Que a aviação continue nesse rumo, para termos
mais aviões lendários como esses.
Até a
próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário